busca

Regras básicas de utilização

As regras a seguir visam à aplicação correta de todas as assinaturas da identidade visual da Fundação Bienal de São Paulo em materiais desenvolvidos dentro e fora da instituição: aplicação de cores, composição tipográfica e dimensões de reprodução. O desenho do símbolo, a composição das assinaturas e a grafia dos nomes da instituição não devem sofrer alterações em nenhuma hipótese.

Assinaturas

Deve-se optar por “bienal” e “bienal são paulo” tendo em vista o contexto onde a peça é produzida; respectivamente nacional ou internacional. O uso do sinal isolado é permitido em situações especiais, sob consulta.

Família tipográfica

A família tipográfica oficial da identidade visual é a Neue Helvetica (LT Std ® Linotype). Não há outra fonte auxiliar. No entanto, quando for preciso utilizar uma fonte de sistema, indica-se a Arial. O peso utilizado nas assinaturas é o Helvetica Neue LT Std 65 Medium.

Cores

As cores oficiais do sistema de identidade visual são o branco, o preto e os cinzas. Quando utilizadas sobre fundos de outra cor, as assinaturas devem necessariamente ser usadas em branco ou preto. As assinaturas nas versões cinzas só podem ser utilizadas sobre fundo branco.

Tamanhos mínimos

A altura mínima de todas as assinaturas horizontais é 5mm ou 30px. A largura mínima das assinaturas verticais é 5,1mm ou 32px. Aplicações onde não seja possível respeitar o tamanho mínimo serão avaliadas pela equipe de Comunicação – Design da Fundação Bienal.

Áreas de proteção

É preciso haver uma área mínima ao redor de todas as assinaturas. Acima, abaixo, à direita e à esquerda da assinatura estabelece-se uma área de proteção igual à metade da largura do sinal (independentemente da tipografia).

Arquivos

As assinaturas da identidade visual estão disponíveis no formato EPS. Para outros formatos, entre em contato com a equipe de Comunicação – Design.

Assinaturas horizontais

bienal_horizontal positiva
bienal_horizontal negativa
bienal são paulo_horizontal positiva
bienal são paulo_horizontal negativa

Assinaturas verticais

bienal_vertical positiva
bienal_vertical negativa
bienal são paulo_vertical positiva
bienal são paulo_vertical negativa