pavilhão
en / pt
busca

Curiosidades do Pavilhão

O Pavilhão em números

A monumentalidade de sua escala, unida à invenção formal característica da obra de Niemeyer, tornam o Pavilhão Ciccillo Matarazzo um marco na história da arquitetura moderna brasileira. O edifício é patrimônio tombado nas esferas municipal, estadual e federal. Conheça aqui alguns dados curiosos sobre o prédio e sua história:

40 mil m²

de área total

250 m

de extensão

50 m

de largura

7,35 m

de pé direito no térreo

15 mil m²

de vidro

5 mil m²

de brises

4728

lâmpadas

70

cabines de banheiro

3000 kg

peso suportado pelo elevador de carga, original da edificação

600 m lineares de fachada

– equivalentes a 3 quarteirões

História

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo era originalmente chamado de Palácio das Indústrias, pois se pensava que ele receberia grandes feiras do segmento. Parte do conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera, o Pavilhão está conectado a todos os edifícios do conjunto pela grande marquise. Esse fato é emblemático da visão de mundo e de espaço público que motivaram o projeto, marcado por um desejo de conexão com a cidade que se faz presente nos eventos que ocupam o Pavilhão até hoje.

Bienal de São Paulo

Francisco Matarazzo Sobrinho, fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bienal de São Paulo, também esteve à frente da comissão de comemoração do IV Centenário – a mesma que foi responsável pela construção do Parque Ibirapuera e de seu conjunto arquitetônico. Em 1957, ele obteve junto à Prefeitura do Município a cessão do edifício para a realização da IV Bienal. Desde então, todas as edições da Bienal de São Paulo, maior exposição do hemisfério sul, aconteceram no Pavilhão.

Patrimônio histórico

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo é tombado como patrimônio histórico em nível municipal, estadual e nacional pelos órgãos Conpresp, Condephaat e Iphan. A Fundação Bienal é a responsável por zelar pela conservação do edifício, assim como por sua adequação aos padrões de excelência museológica e de segurança exigidos para a realização de eventos artísticos do porte de uma Bienal.

Arquivo Histórico Wanda Svevo

Além de ser sede da Bienal de São Paulo e da Fundação Bienal, o Pavilhão ainda salvaguarda os milhares de documentos que integram o Arquivo Histórico Wanda Svevo. São negativos, fotos, vídeos, publicações e documentos de diversos tipos coletados e criados desde antes da criação da Bienal. Além de visitá-lo pessoalmente, qualquer pessoa interessada pode consultar seu inventário no banco de dados online. Bateu uma curiosidade? Acesse aqui!

Café Bienal

Desde 2016, o Pavilhão da Bienal conta com uma área de encontro em seu piso térreo que conecta o edifício com a cidade e amplia seu contato com os frequentadores do Parque Ibirapuera: o Café Bienal. O ambiente externo com amplo deck de madeira, WiFi aberto e um cardápio exclusivamente orgânico fazem do espaço uma deliciosa e saudável opção para convívio e alimentação no parque.

CONHEÇA AS COMBINAÇÕES-PADRÃO