menu
busca
10 Out 2022
Bienal lança minicurso sobre arte contemporânea e futebol
"Pelé, Gool", de Mauricio Nogueira Lima, presente na Bienal Brasil Século XX © Fernando Chaves
O minicurso "Cruzando os campos: diálogos entre arte contemporânea e futebol" vai de 20 de outubro a 10 de novembro de 2022.

Entre 20 de outubro e 10 de novembro, o público da Bienal pode participar gratuitamente do minicurso a distância Cruzando os campos: diálogos entre arte contemporânea e futebol, composto por quatro encontros online, com duas horas de duração, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. O curso foi desenvolvido com apoio cultural do Museu do Futebol e será emitido certificado para quem participar de todos os encontros.

A partir de um mergulho na história das Bienais e na documentação do Arquivo Histórico Wanda Svevo, o curso busca cruzar experiências culturais aparentemente distantes, abrindo um campo de diálogo ainda pouco explorado, que pretende falar para e com públicos que ainda não se aproximaram da arte contemporânea, mas vivenciam a cultura do futebol. Ao mesmo tempo, os públicos que já conhecem e acompanham a programação da Bienal são convidados a conhecer um ponto de vista diferente sobre artistas e obras exibidas nas mostras.

As inscrições estão encerradas. Veja abaixo o programa do curso

20/10/2022 | quinta-feira, das 19h às 21h 

Nacionalismos em campo: o sistema de representações nacionais nas Bienais de São Paulo e Copas do Mundo

O primeiro encontro tem como objetivo debater o contexto histórico do surgimento da Bienal de São Paulo e das primeiras edições do Campeonato Mundial de Futebol – a Copa do Mundo. Serão abordados os sistemas de seleção e os representantes nacionais de ambos os eventos, observando o estabelecimento de hierarquias sustentadas pelo eurocentrismo e as respostas dadas pelos vários agentes em campo e no cubo branco.

27/10/2022 | quinta-feira, das 19h às 21h

Futebol e arte à brasileira: imaginários e identidades na produção artística nacional

No segundo encontro, será discutido o status de referência mundial da Seleção Brasileira de Futebol. Se o time canarinho alcançou tal façanha no universo futebolístico – posição alcançada pelos cinco títulos mundiais –, no campo das artes a produção nacional não possui o mesmo reconhecimento no âmbito da história da arte ocidental. O encontro também abordará de que forma, a partir de uma geração de artistas, a cultura do futebol se mostrou presente em diversas edições da Bienal de São Paulo, tanto como dispositivo artístico de resistência quanto de questionamento do sistema representativo da arte. Este encontro conta com a participação de Renata Sant’Anna, autora de livros de arte, educadora e coordenadora de formação de educadores para exposições de arte em instituições culturais, formada em artes plásticas pela FAAP e mestre em artes visuais pela ECA/USP.

03/11/2022 | quinta-feira, das 19h às 21h

Bienais e Copas do Mundo em tempos de autoritarismo

O terceiro encontro, será discutido como as Bienais de São Paulo e as Copas do Mundo foram territórios de tensões entre a democracia e o autoritarismo. Para isso, será assunto do encontro os governos vigentes na América Latina na segunda metade do século 20, e os instrumentos de controle das seleções nacionais e das Bienais de São Paulo. Se a cultura do futebol funcionou, em certa parte, como apaziguador das inúmeras violências cometidas pelos militares, ao mesmo tempo, artistas e agentes do futebol utilizaram – e utilizam – suas ferramentas de trabalho como uma forma de criticar a violência estatal ainda presente nos dias de hoje.

10/11/2022 | quinta-feira, das 19h às 21h

Isso é arte? O que aconteceu com o futebol? – Arte contemporânea e futebol moderno

O quarto e último encontro do minicurso será destinado a um diálogo entre a arte contemporânea e o que se denomina hoje futebol moderno. Esses dois conceitos, influenciados pela globalização, acarretaram em uma profunda mudança no entendimento das artes e na estrutura do futebol. Serão analisadas as aproximações e distanciamentos dessas duas linguagens entre as 25ª e 34ª Bienais de São Paulo – edições de 2002 e 2020-2021, respectivamente –, em paralelo com as Copas do Mundo realizadas entre 2002 e 2018. Para este último encontro, a fundadora e diretora geral do Instituto Rubens Gerchman e fundadora e gestora do acervo do Instituto Tunga, Clara Gerchman, estará presente para o debate.

Serviço

Curso Cruzando os campos: diálogos entre arte contemporânea e futebol
De 20 de outubro a 10 de novembro, das 19h às 21h
Carga horária: 8h
80 vagas (inscrições encerradas)
Online, através da plataforma Zoom
Gratuito