menu
busca
08 Dez 2015
Dias de Estudo e Publicação Educativa
Cartaz da 32ª Bienal de São Paulo
Cartaz da 32ª Bienal de São Paulo ©Design Bienal: Aninha de Carvalho, Adriano Campos e Roman Atamanczuk
Seminários entre março e junho de 2016 discutem tema da exposição. Publicação Educativa reúne processos artísticos e pedagógicos

Como parte da pesquisa da 32a Bienal de São Paulo e já iniciando os programas públicos, uma série de Dias de Estudo conduzirá o pensamento investigativo até a exposição. Compostos por seminários que discutirão o panorama temático com o público geral e com agentes de diferentes disciplinas, os Dias de Estudo acontecerão entre março e maio de 2016 e vão expandir a Bienal para além de suas fronteiras, tanto temporais quanto territoriais, desdobrando os conceitos em torno da Incerteza. Temas correlatos como subjetividade, fantasmas, inteligência coletiva, sinergia, ecologia e medo estarão em debate, estabelecendo um diálogo com as questões atuais mencionadas acima, bem como com mitos, tradições, formas de linguagem e modelos de educação.

Cada um dos quatro Dias de Estudo acontecerá em um lugar específico, que servirá de ponto de partida para uma jornada investigativa até São Paulo: Cuiabá, a capital do estado do Mato Grosso, no centro da América do Sul e no coração do cerrado, um dos mais ricos e frágeis biomas do mundo. Porta da Amazônia, tendo ao sul os alagados pantaneiros, é também a terra dos solos esgotados, da monocultura, das espécies desaparecidas e de conhecimentos esquecidos, um lugar para se discutir extinção e preservação, abundância e seca. Em Santiago do Chile, olharemos para cosmologias e a imbricada relação entre arte e ciência, mito e história, sob a perspectiva do tempo presente. Acra, em Gana, foi um ponto de retorno para muitos escravos do Brasil, um local de laços e retomadas, projeções e sonhos coletivos. A Amazônia Peruana é um local que carrega fortes camadas históricas onde vamos trabalhar com educação, conexões da espécie humana com a natureza e levantar questões sobre o que é natural e original.

Os Dias de Estudo incluirão tanto visitas de campo a centros culturais, comunidades locais, reservas ecológicas, estúdios de artistas, centros de referência e pesquisa, quanto conferências abertas ao público, ministradas por palestrantes convidados e profissionais locais que venham de diferentes contextos e disciplinas. A proposta é que esses encontros promovam trocas entre os anfitriões dos projetos, profissionais e agentes das regiões e que eles sejam a base para um intercâmbio que visa desenvolver maneiras de pensar e de criar juntos.

Após esses encontros, haverá um seminário no edifício da Bienal em São Paulo no mês de junho de 2016, entrelaçando esses temas e as propostas desenvolvidas durante incerteza viva essa pesquisa conjunta. As questões levantadas vão alimentar a programação pública durante a exposição. Registros dos Dias de Estudos e do seminário em São Paulo serão publicados na plataforma virtual da Bienal e em publicação específica.

Publicação Educativa

O Material Educativo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das ações educacionais promovidas pela Bienal: formação de mediadores, cursos para professores e educadores sociais, workshops, seminários e visitas mediadas, entre outros – antes, durante e após a exposição. Em 2014, os programas educativos da 31a Bienal envolveram em torno de 160 mil pessoas.

Para a 32a Bienal de São Paulo, será publicado um livro, chamado Incerteza viva – Processos artísticos e pedagógicos na 32ª Bienal de São Paulo. Organizada por Jochen Volz e Valquiria Prates em colaboração com a equipe da Fundação Bienal, a publicação reúne textos curatoriais sobre a 32a edição da Bienal, textos que abordam ideias sobre a incerteza em quatro dimensões escolhidas para o enfoque pedagógico (narrativas, educação, ecologia e cosmologia), e textos sobre a produção de doze artistas selecionados pela curadoria, seguidos por relatos de processos pedagógicos realizados por artistas e professores.

A tiragem de 10 mil exemplares é distribuída gratuitamente para professores, educadores sociais, mediadores, bibliotecas e instituições culturais em todo o Brasil. Uma versão digital da publicação é disponibilizada no site da instituição e tem tido em torno de 9 mil downloads por ano.