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06 Fev 2017
Pesquisa Datafolha: 32ª Bienal tem taxa recorde de aprovação entre os visitantes
Inovação, inclusão e diálogo foram os atributos mais associados à exposição

Desde 2006,  a Fundação Bienal conduz uma pesquisa com os frequentadores de cada edição fim de investigar suas impressões sobre a exposição e sobre a experiência de visitar a Bienal. Para avaliação da 32ª Bienal, o instituto de pesquisas Datafolha entrevistou 1.259 visitantes em quatro momentos distintos: entre 8 e 7 de setembro, 13 a 16 de outubro, 17 a 20 de novembro e 8 a 11 de dezembro de 2016.  Conheça os resultados:

Aprovação e satisfação

  • 94% dos entrevistados recomendariam a 32ª Bienal para seus amigos e conhecidos

  • Numa escala de zero a dez, a nota média de recomendação do evento alcançou 8,7

  • Tanto a taxa quanto a nota média de recomendação são recordes (em 2014, eram respectivamente, 84% e 7,9, e em 2012, 92% e 8,4) 

  • A taxa de satisfação com a 32º Bienal segue alta, 95% dos visitantes declararam que ficaram satisfeitos com o evento

  • O índice é próximo aos observados anteriormente: era 90% em 2014 e 95% em 2012

  • Entre os estrangeiros é observado o índice mais alto de plena satisfação (completamente e muito satisfeito) com o evento (75%)

Atributos associados à Bienal

  • Inovação, Inclusão e Diálogo foram os atributos mais associados à Bienal, com 43%, 41% e 38% de menções, respectivamente

  • Na sequência aparecem: Ousadia (35%), Acessível (35%), Debate (34%), Internacional (29%); Tradição (28%), Formação (24%), Gigantismo (16%) e Profissional (15%)

A experiência da visita

  • A experiência com a 32º Bienal é positiva, 92% dos visitantes traduziram a experiência com palavras positivas – taxa foi maior do que a do evento anterior (86%)

  • Das palavras positivas apresentadas, 22% declararam que a experiência foi interessante (era 24%), 21% curiosa (era 24%), 16% agradável (esta é a primeira vez que a palavra foi incluída na pesquisa)

O perfil do visitante

  • O perfil dos visitantes da 32º Bienal é semelhante ao da edição anterior. A participação feminina segue majoritária (57% ante 53%, em 2014) e três em cada quatro entrevistados trabalham (76%, era 77%)

  • A idade média dos visitantes passou de 35 para 36 anos, sendo que 29% têm de 14 a 25 anos, 35% têm de 26 a 40 anos e 36% 41 anos ou mais. A maioria dos visitantes tem escolaridade superior (83%)

  • O único segmento a apresentar uma pequena diferença foi o da renda familiar mensal: 61% dos visitantes têm renda familiar mensal de mais de cinco salários mínimos (era 68%) e 34%, até cinco salários mínimos (era 27%)

  • A ampla maioria dos visitantes moram no Brasil, 96% (era 95%), desses, 55% moram na capital paulista, 3% na Região Metropolitana de São Paulo, 14% no interior paulista e 24% nos demais Estados brasileiros

  • Dos 4% de estrangeiros, 2% residem na América do Sul, 2% na Europa e 1% nos EUA

Como soube da Bienal?

  • Internet e conversa com parentes ou amigos seguem sendo as principais formas de divulgação da Bienal. Três em cada dez visitantes (28%) declararam que tomaram conhecimento da 32º Bienal através da internet (era 30%) e 24%, através de conversas com parentes ou amigos (era 23%)

  • Tomaram conhecimento do evento passeando no parque do Ibirapuera, 17%, pela TV, 16%, e através de jornais, 12%, entre outros meios menos lembrados

Patrocinadores

  • A taxa de visitantes que não souberam informar nenhum patrocinador ou apoiador (38%) recuou e alcançou o menor índice da série histórica: era 55% em 2004, 58% em 2006, 70% em 2010, 60% em 2012 e 43% em 2014