menu
busca
25 Jun 2014
Curso de Férias sobre Arte Contemporânea 2014
De 1 a 3 de julho, das 14h às 17h. Saiba mais e faça sua inscrição!

Promovido pelo Educativo Bienal, o Curso de Férias sobre Arte Contemporânea 2014 : o potencial poético da 31ª Bienal acontece em três encontros: 1, 2 e 3 de julho, das 14h às 17h.
 
Nesses encontros sobre arte, é proposta uma conversa sobre conceitos, obras e artistas contemporâneos. A intenção é refletir sobre as experiências pessoais como formas de aproximação com a arte.
 
 CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!

Caso não consiga abrir o link, cole o seguinte endereço no seu browser para ter acesso ao formulário de inscrição: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHVYSkU3dTlsWTVoeENDUEdFRnlzTXc6MA
 
Programa:
 
O REI ESTÁ NU!
01.07 (terça) | 14h | palestrante: Pablo Tallavera
Esta frase foi proferida por uma criança no conto “A Roupa nova do rei”, de Hans Christian Andersen, evidenciando a realidade óbvia, que todos estavam vendo, mas fingiam não estar enxergando por uma convenção social. Este conto nos coloca algumas questões: o que realmente está diante dos nossos olhos? O que é a realidade? Como uma convenção social, cultural ou política pode nos fazer enxergar algo que não existe? Ou como ver coisas que não existem e torná-las reais?
O primeiro encontro do Curso de Férias promovido pelo Educativo Bienal vai debater estas questões à luz da história da arte, relacionando-as com a 31ª bienal e sua afirmação “como falar de coisas que não existem”. Pensaremos o conceito de representação ao longo da história da arte como uma forma de falar das coisas que existem e a opção da arte contemporânea pela apresentação como um desdobramento da ruptura modernista, a fim de partir da realidade para criar novas possibilidades de imaginação e criação.
 
UM PRA UM
02.07 (quarta) | 14h | palestrantes: Célia Barros, Felipe Tenório, Paula Ramos e Regiane Ishii
No segundo encontro do Curso de Férias, a ideia é discutirmos conceitos e ferramentas da arte contemporânea a partir da própria ação. Para o Educativo Bienal a ativação das problemáticas e das relações com o cotidiano na prática é eixo fundamental para pensarmos a emancipação do saber e o estado vivo da arte. De maneira coletiva, gostaríamos de empreender o nosso corpo dentro do embate do fazer. Como falar do que é ação? A matéria artística e o modo como nos relacionamos com ela são postos em pé de igualdade, são vistos de um pra um dentro da nossa proposta de negociação entre obra e público.
Diferentes tipos de ateliês serão distribuídos em estações que provoquem o estímulo poético da relação do próprio corpo e com o que se vê ao redor. De que maneira esses distintos atravessamentos suscitam respostas ou questões, ou de que forma o conflito com a ação pode nos causar uma série de transformações?
 
POTENCIAL POÉTICO
03.07 (quinta) | 14h | palestrante: Carolina Melo
Como podemos inventar desvios e caminharmos por diferentes percursos conceituais, intelectuais, físicos ou emocionais? Quais são as esferas em que a arte pode agir como disparadora de afetos e criar novas rotas entre o ordinário e o extraordinário? No último encontro do Curso de Férias, criaremos instâncias de conversas em grupos para refletirmos juntos sobre o potencial poético na vida contemporânea: onde podemos encontrar arte em nossas próprias vidas?  
Discutiremos a jornada em andamento para a criação da 31ª Bienal e das ações do Educativo, permeadas pelas experiências da equipe. Trataremos do projeto Bienal nas Comunidades  e do acompanhamento da pesquisa feita em São Paulo pelos artistas selecionados para a mostra. O embate com várias dimensões da cidade será fertilizado pelos debates levantados pelo desenvolvimento desta Bienal e pela nova rede de contatos entre os participantes presentes.
 

Será entregue um certificado por encontro.
 

Serviço:
Datas: 1, 2 e 3 de julho de 2014 (terça a quinta-feira)
Horário: sempre das 14h às 17h
Local: Auditório do MAC USP Ibirapuera - Pavilhão da Bienal, 3° piso. Parque Ibirapuera, Portão 3. (veja mapa abaixo)
Para estacionar no parque é necessário talão de Zona Azul. Traga o seu!
E não esqueça: o cartão de 1 hora, no parque, vale por 2 horas.
Evento gratuito
Encontros Sobre Arte Fundação Bienal de São Paulo 2013/2014 - ProAC nº 11044


Sobre os palestrantes:

Carolina Melo é graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (Instituto de Artes) com a monografia “O Museu na Aula de Arte”. Cursou intercâmbio acadêmico na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal). Atua como produtora executiva de exposições de arte e como educadora em projetos de arte e educação. Em 2010 realizou assistência de curadoria da exposição comemorativa pelos 50 anos da cidade de Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (Brasília), produtora de curta-metragens e como coordenadora de produção do educativo da 29ª Bienal de São Paulo.
 
Célia Barros é artista plástica e curadora. Mestre em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universidat de Barcelona. Nos projetos recentes de curadoria destacam-se a trilogia “Eles Somos Nós” no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e as exposições “Nhenhenhém – Aqui todo o mundo é índio” em itinerância pelo estado de São Paulo através do SISEM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo da Secretaria de Estado da Cultura. Como artista foi recentemente selecionada pelo Edital de Arte Visuais – SESI/SP e participou das coletivas “Pogo” no Arts Santa Monica e “Arqueofonias” no Convent de Sant Augustí ambas em Barcelona em 2012.
 
Felipe Tenório é artista plástico, educador e pesquisador. Graduado em Educação Artística pela FAINC, atua desde 2008 na área educativa. Em 2010, inicia seus trabalhos em exposições, atuando na 29ª Bienal de São Paulo (2010), Em Nome Dos Artistas (2011) e 30 × Bienal (2013). É educador do Instituto Tomie Ohtake desde 2011, onde também desenvolve trabalhos na área de Projetos.
 
Pablo Tallavera é artista plástico, educador e pesquisador. Formou-se em Educação Artística pela FAAP em 2006 e trabalha com arte e educação há dez anos. Atuou como educador em várias exposições e instituições culturais de São Paulo, fazendo visitas educativas e cursos de formação para professores e educadores. É professor de artes para ensino fundamental II, pesquisador em processos experimentais de educação em exposições de arte e em processos artísticos contemporâneos a partir do seu trabalho em pintura.
 
Paula Ramos é graduada em Comunicação Social – Midialogia pela Unicamp. Mestre em História da Arte Contemporânea e Cultura Visual pela Universidad Complutense de Madrid e Museo Reina Sofía, na Espanha. Atuou como assistente no Serviço de Cinema e Vídeo do Departamento de Coleções do Museo Reina Sofía. Faz parte da Red Transatlántica e atua também como documentarista, fotógrafa e vídeo artista junto a grupos de dança contemporânea.
 
Regiane Ishii é graduada em Comunicação Social - Midialogia pela Unicamp e atualmente desenvolve pesquisa de mestrado em Artes Visuais na mesma universidade. Cursou intercâmbio acadêmico na Universidade de Santiago de Chile. Atuou como jornalista cultural em diferentes veículos, trabalhando como repórter de exposições na Folha de São Paulo.