menu
busca
06 Jun 2014
Encontros sobre arte CCSP - junho
A intenção é introduzir assuntos da 31ª bienal, apresentar artistas que estarão na exposição e refletir sobre arte e vida contemporânea. Saiba mais e participe!

Com o sucesso dos Encontros sobre Arte, que teve início em abril, o Educativo Bienal em parceria com o Centro Cultural São Paulo promovem no mês de junho mais três Encontros de Formação em Arte Contemporânea, nos dias 10, 24 e 25/06. A intenção é introduzir assuntos da 31ª bienal, apresentar artistas que estarão na exposição e refletir sobre arte e vida contemporânea. Imperdível!

Cidade como Matéria
10.06 (terça-feira) | 14h às 17h | CCSP
Palestrante: Regiane Ishii

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER PARA O ENCONTRO CIDADE COMO MATÉRIA

O “corpo-a-corpo” com a cidade e as particularidades do cotidiano metropolitano têm disparado diferentes proposições artísticas, muitas desenvolvidas por coletivos compostos não apenas por artistas, como também arquitetos e pesquisadores. Tendo o espaço urbano como principal matéria-prima, estes projetos sublinham conflitos e colocam em xeque modos de vida e de representação. Propomos uma discussão sobre a potência do campo da arte para o desenvolvimento de propostas que, afastadas de suas mitificações, reagem às questões urgentes das grandes cidades, incluindo elementos do dia-a-dia de qualquer pessoa. Neste encontro, serão debatidas como estas articulações extrapolam o espaço expositivo e implicam também uma nova postura do público.

Laboratório de Material Educativo da 31ª Bienal
24.06 (terça-feira) | 19h às 22h
Palestrantes: Regiane Ishii e Paula Ramos


O laboratório visa a exploração do material educativo da 31ª Bienal, desenvolvido em um processo colaborativo entre a equipe do Educativo Bienal, professores e educadores convidados. Esse material foi elaborado a partir de quatro conceitos que funcionam como eixos do discurso curatorial da 31ªBienal. Tais conceitos foram nomeados como "lentes", por atuarem como possibilidades de abordagem para as questões presentes na exposição. As lentes são: coletividade, conflito, imaginação e transformação. Tomando como referência dez artistas/projetos, foram criados cartazes, textos e fichas com instruções de proposições práticas que servem como pistas educativas disparadoras de pensamentos e discussões sobre as obras e lentes.

Neste encontro, os professores e educadores receberão um exemplar do Material Educativo da 31ª Bienal. Traga sua comprovação.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

De espectadores a usuários
25.06 (quarta-feira) | 10h30 às 13h30
Palestrante: Célia Barros


Neste encontro estará em foco o nosso lugar enquanto usuários de uma exposição. Que diferenças existem entre arte utilitária e espectadores ativos? Como transformar um projeto artístico em uma ferramenta de pensamento ou um instrumento para a experiência? Com o olhar voltado para alguns artistas convidados para a 31ª Bienal, discutiremos noções como corpo, lugar, desenho e matéria.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER